7. O que é um Mito?


O mito é uma verdade transmitida ao povo e pelo povo por meio de uma linguagem metafórica, ou seja, apoiada pelo universo das figuras de linguagens metafóricas. O mundo mitológico, mítico e lendário está sempre vivo e dinâmico, pois é avivado pela crendice popular e dificilmente é rejeitado em unanimidade.
Os povos antigos sustentavam seus mitos pela força da religiosidade, afinal a crença na existência dos deuses era fortalecida pelo aparato de gigantescos templos, castas sacerdotais sagradas e rituais alucinantes e envolventes que garantiam riqueza, poder e dominação.
Quem desafiaria o Mito de Hades, o deus dos mortos? Quem venceria a impetuosidade de Poseidon, o deus dos abismos? Quem ousaria desmistificar a tirania de Zeus, o deus do Olimpo? Os mitos andam nas costas de seus escravos, os quais não ousam levantar os olhos acima dos ombros e questionar a veracidade das lendas contadas de boca em boca, desde as rodas de amigos até as câmaras secretas dos palácios e templos.
O mito não é uma inverdade! O mito é uma realidade que vivenciamos sem desconfiarmos de suas artimanhas, pois no fundo de tudo o mito não é tão gigantesco, poderoso e glorioso como todos acreditam. Ele sofre metamorfoses e cresce em suas proporções por causa da ingenuidade popular que lhe acrescenta mais e mais status.
Veja o mito da educação escolar! Ele sustenta que uma pessoa com boa formação terá um futuro melhor que aqueles desafortunados fora da escola. Para sustentar este mito se investe milhares de reais em propaganda e marketing, provando que este produto não se vende por si mesmo. Tem muita gente com formação e sem futuro. Também tem muita gente semi-letrada que vive bem com sua família e amigos.
Quem contestar o Mito da Educação será comparado a Sócrates na Atenas da antiguidade, pois ele foi acusado de ateísmo simplesmente por que incitava os jovens a explicarem a razão de suas crendices e superstições. O mesmo acontecerá com o tresloucado que enfrentar a Lenda dos Guardiões do Saber. Na verdade, a formação escolar não acrescenta muito para quem não gosta de estudar. E quem estuda com gosto, aprende em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário