19. Teste vocacional de Filosofia

Como saber se você possui ou não Vocação Filosófica? Difícil é esta pergunta, e mais difícil a resposta. De acordo com Immanuel Kant, “não se ensina filosofia, mas se ensina a filosofar”. Isto significa que somente os interessados em filosofia estão lendo os artigos deste blog, pois quem não se julga vocacionado a filosofar jamais “perde tempo” com a Filosofia.
Sócrates, considerado pai da filosofia, dizia que sua vocação filosófica vinha por inspiração divina, pois um espírito o inquietava sobre a verdade das coisas. Ele passou os últimos anos de sua vida investigando se as pessoas tinham domínio daquilo que afirmavam serem especialistas. Jamais encontrou ninguém que lhe provasse ser o que aparentava.
Neste caso, se você é uma pessoa inquiridora e não se satisfaz com respostas prontas, enlatadas e definitivas, há um forte indicio de que seja vocacionado a filosofar. Você irá aprender a “fazer perguntas” até cansar seus interlocutores e os levar a reconhecer a superficialidade de suas convicções.   
Platão, sucessor de Sócrates, falava de uma disciplina filosófica, desde que a pessoa soubesse o mínimo de geometria, ou seja, que gostasse da ciência dos números. Ele não ia buscar discípulos, e não aceitava a qualquer que se julgasse vocacionado. Era preciso comprovar a vocação, passando anos e anos aos pés de Platão ouvindo muito e falando pouco.
Neste caso, se você é uma pessoa de poucas palavras, mas muitos pensamentos, há um segundo indício de sua vocação filosófica. Também deve ser uma pessoa que economiza sua sabedoria, sabendo que a maioria das pessoas gosta mais de falar que ouvir, portanto, não adianta tentar explicar com profundidade aquilo que as pessoas ouvem com superficialidade.
O último indício de sua vocação filosófica é sua disposição em ler tudo o que te vem à mão. Não importa se os textos é complexo ou simples, extenso ou curto, de grandes autores ou anônimos. Você simplesmente “lê de tudo” e não se espanta com facilidade. Mas se encontrar algum texto ilustre, que te encante a mente, você lê, compartilha e guarda no coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário