1. O que é Filosofia

Filosofia é a Ciência do Pensamento, ou seja, é o instrumento utilizado pela razão com a finalidade de conhecer criticamente o mundo e seus mistérios.

A definição clássica delimita a Filosofia como “amor ao saber” ou “amizade à sabedoria”, mas quando Pitágoras (570-490 a.C) usou o termo em grego a ideia de filosofar era mais forte que nossa ideia de pensar. Para os gregos a amizade era um ato amor e os muitos mitos eram contados para reforçar esta ideia. O amigo é alguém para quem você confia as costas, pois ele jamais trairá sua confiança. A amizade é uma relação de amor, e sem amor, não há amizade.

E qual é o amigo mais amável de uma pessoa possui? Certamente que é seu próprio Pensamento. Se alguém não pode confiar naquilo que pensa das coisas, como poderá confiar no pensamento dos outros? Se não pode confiar nos outros, como poderá confiar na desconfiança que tem dos outros? Aqui surge o ato de filosofar, isto é, o amor ao próprio pensamento que gera a filosofia, a amizade que não decepciona quem lhe ama.

Quem ama pensar se coloca a filosofar, questionando, antes de tudo, as sombras que existem no próprio Pensamento. Sócrates, por exemplo, pasmou a Grécia Antiga com sua famosa frase “o que sei é uma gota – o que não sei é um oceano”. Ele admitiu sua ignorância como ponto de partida para uma existência filosófica, pois enquanto o homem superestima o conhecimento que possui, o verdadeiro conhecimento lhe escapa. Mas quando admite sua ignorância e se esvazia de um saber sofisticado, o verdadeiro conhecimento se torna possível.  


Como se percebe, pouca gente pode realmente se considerar filosófica, pois a grande maioria das pessoas se conforma com as sombras que a ignorância causa no pensamento e vive sem amar o conhecimento do mundo e seus mistérios. O preço da ignorância filosófica é altíssimo, pois onde o conhecimento é falho, existem enganos que travam o pensamento e impedem o progresso humano em direção a uma Vida Boa.

2 comentários: