16. A relação entre Filosofia e Política

Francis Bacon afirmou que “saber é poder”, mas sua ideia principal é voltada para o poder científico, para o político. No entanto a ideia do “PODER” está atrelada à Filosofia Política, amplamente desenvolvida nos escritos de Platão e Aristóteles. Ambos filosofaram na sociedade de Atenas e acreditavam que o governante de um povo ser um déspota esclarecido, um rei-filósofo. Com o passar dos anos eles se distanciaram da política devido ao desencanto com seus governantes que usavam a filosofia com fins de dominação demagógica.
Na Idade Media o filósofo Nicolau Maquiavel ficou consagrado com seu pequeno tratado sobre o governo de um príncipe e sua doutrina ficou conhecida como “maquiavelismo”, ou seja, o importante é se manter no poder, custe o que custar. Ele dizia que o exercício do poder não pode ser mantido com amor, e sim, com temor. Os homens devem temer seus governantes, pois eles possuem o poder nas mãos.
Os filósofos da Idade Moderna exaltaram o poder republicano, dizendo que o povo deveria participar do governo por meio de representantes eleitos direta ou indiretamente. Como eles filosofaram no tempo das monarquias, o poder dos reis era divino e absoluto, com isto, o povo era mantido distante das esferas de governo e o grau de pobreza profundo e permanente.
Adicionar legenda
Thomas Hobbes defendia que o Estado deve ser totalitário e precisa dominar todas as esferas da vida de seu povo. Rousseau defendia a ideia de um Contrato Social, onde o povo se deixava governar por seus representantes, desde que os interesses de todos fossem bem equilibrados por leis de igualdade. E quando o governante for corrupto? Neste caso o povo deve se levantar para derrubá-lo, seja por meio de protestos, novas eleições ou mesmo revoluções. 
O Brasil experimentou várias formas e modelos de governo. Começou como uma Colônia de Portugal, se tornou Império, depois um República, uma Ditadura Militar e atualmente é um Estado Democrático de Direito. Isto significa que os brasileiros se governam por uma Constituição Federal e reconhece como governantes os políticos eleitos diretamente pela maioria de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário