Introdução à Filosofia da Política

A ideia principal da Filosofia Política é discutir sobre a forma de se conduzir uma sociedade humana de maneira ideal, ao ponto de se produzir o progresso de todos os cidadãos que compõe esta sociedade. Mas não podemos romancear esta discussão, pensando que os problemas de convívio entre as pessoas não venha a impedir este progresso pretendido, ou mesmo a ideia de uma Filosofia do Bom Governo, pois é assim que deveríamos chamar a Política.


Polis era a cidade dos gregos, um lugar onde "poli" significa "mais que um", e sempre que dividimos espaços, coisas, decisões e destinos com mais de uma pessoa, além de nós mesmo, é preciso nos politizar, ou seja, precisamos chegar a um acordo social. Neste sentido, podemos dizer junto com Aristóteles que o homem é um "animal político", alguém que tem a natureza de um ser que organiza seu mundo por meio de contratos, acordos e concessões.

Estes contratos sociais, como ensinou Rosseau, se constituem em "meio termo" entre as elites que governam e o povo que se deixa governar. Os governantes devem representar a vontade de seu povo e protegê-los de ameaças que venham de outras sociedades. Mas o povo deve fiscalizar o governo, pois se os desmandos dos governantes chegar a oprimir o interesse da sociedade como um todo, será dever de cada cidadão levantar-se para "derrubar" o mau governo e estabelecer novos representantes. 

Os Filósofos Políticos admitem que existe uma cumplicidade real entre o governo que oprime e o povo que não protesta. O fenômeno político não é uma experiência monolítica, como um único bloco de pedra que não pode ser movido a outro lugar. Na verdade a Ciência do Bom Governo já experimentou uma longa mudança de rumos, começando com a sociedade patriarcal que evolui para tribal. Surgiram os clãs e as Cidades-Estados. Vieram os reinos e os impérios. Temos monarquias e repúblicas, parlamentarismos e presidencialismos. Ditaduras e Democracias. Enfim, é uma diversidade de formas de governos que se conjugam em regimes diferentes, oferecendo aos homens a incrível marcha politica.