5. Quem é realmente Filósofo?

Filósofo verdadeiro é aquele que problematiza um assunto encontrando as falhas lógicas que existem nos discursos existentes. Isto significa que todas as pessoas podem filosofar, mas poucas são realmente filosóficas, isto é, pouca gente realmente consegue encontrar as verdadeiras falhas lógicas de um discurso bem elaborado.

Pense em Sócrates, considerado o pai da filosofia, ouvindo os mitos de Homero cantados por um aedo, um poeta andarilho. De repente sua mente lhe aponta as falhas lógicas dos cantos, mas ele não pode interromper o recital, pois isto não é justo, nem bom, nem proveitoso. Sócrates suporta o erro lógico do mito em favor de uma postura ética diante do aedo. Mas após o recital Sócrates invade a particularidade do poeta e lhe faz muitas perguntas sobre sua arte de cantar os mitos, ao ponto de fazer o aedo reconhecer as falhas lógicas de seus poemas.

O filósofo autêntico não se coloca a filosofar para que as plateias o aplaudam, pois os auditórios se impressionam com frases de efeito e jargões explosivos, mas não absorvem o real propósito da Filosofia, que é provocar a inquietação diante dos absurdos propostos pelos falsificadores da verdade. As massas admiram o espetáculo dos poetas, mas desprestigiam as provocações dos filósofos, e isto afasta o verdadeiro filósofo das querelas populares.

Há filósofos que defendem o populismo ou a democratização da filosofia, no entanto a experiência não favorece a ideia de uma filosofia real produzida sem livros e sem critérios, de boca em boca e nas esquinas das ruas. Aliás, este tipo de filosofia populista sempre existiu e continuará existindo, mas não irá além das esquinas e das salas de aula onde os alunos são obrigados a copiar textos que não fazem sentido para nenhum deles.

Raramente se ouvirá falar que um filósofo tenha saído das salas de aulas do Ensino Médio Brasileiro, pois não é esta a finalidade da filosofia na escola. Mas o inusitado pode acontecer, e neste caso teremos um filósofo autêntico lendo estas palavras e se inquietando com este discurso, procurando as falhas lógicas de meus argumentos e que devem ser contra-argumentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário